O CONCRETO
O concreto é o segundo produto mais consumido pela humanidade, atrás somente da água. Sua história tem início no começo do século XIX, a partir da descoberta do cimento, um pó fino obtido a partir da queima de pedras calcárias e argila, na ilha britânica de Portland — por isso batizado de cimento Portland em 1824.
É formado por uma pasta aglomerante (composta por cimento e água) e agregados (areia e brita). Essa pasta dá origem aos silicatos de cálcio hidratado (CSH), que são responsáveis pela resistência do concreto.
Como a resistência está diretamente ligada à água, é importante garantir as condições para que as reações químicas que ocorrem no processo favoreçam a hidratação do cimento e aumentem a resistência do concreto.
Os aditivos plastificantes são compostos orgânicos que têm objetivo de garantir maior fluidez à pasta aglomerante, mesmo com pouca quantidade de água. Isso porque o aditivo provoca a repulsão entre os grãos por meio de cargas elétricas.
Já os aditivos retardadores são utilizados quando o objetivo é aumentar o tempo para pega do concreto, permitindo aumento da trabalhabilidade e do acabamento do concreto. Em geral, esses elementos são utilizados em obras realizadas em condições mais complexas, como clima quente. Apesar dessa característica, a resistência ou durabilidade do concreto não são afetadas por conta dos efeitos do aditivo retardador.
Por fim, os aditivos aceleradores são utilizados quando a obra necessita de que algumas partes sejam “liberadas” mais rapidamente. Por isso, são bastante usados em pré-moldados, por exemplo.
CURA DO CONCRETO
A cura do concreto é um processo no qual a mistura do cimento com os agregados vai solidificando e ganhando a forma do produto da maneira como o conhecemos. Esse processo dura, em média, 28 dias, e é uma etapa muito importante para o bom resultado em toda a estrutura da obra.
Podemos simplificar a definição de cura como o procedimento responsável pela manutenção das condições de umidade necessárias às ligações químicas que dão resistência ao concreto. Sem cura não há resistência. Aos 14 dias, a resistência de um concreto curado é cerca de 2,5 vezes maior que a do concreto mantido em ambiente seco.
EXIGÊNCIAS TÉCNICAS DO CONCRETO
No Brasil, as especificações técnicas para concreto de cimento Portland são definidas por uma Norma Regulamentadora, que serve como orientação para toda a indústria, a NBR 12655, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa regra dispõe sobre o preparo, o controle, o recebimento e a aceitação do concreto para estruturas moldadas, pré-moldadas e componentes estruturais pré-fabricados para edificações e estruturas de engenharia.
Portanto, todo o processo até a utilização do concreto APL segue padrões técnicos previamente determinados — em relação ao armazenamento de materiais, aos componentes do concreto, à dosagem das adições e à medida dos materiais, entre outros pré-requisitos.
REFERENCIA NORMATIVA PRODUÇÃO DO CONCRETO
- NBR 7212: 2012 – Execução de Concreto dosado em central – Procedimento
- NBR 5671:1990 – Participação dos intervenientes em serviços e obras de engenharia e arquitetura
- NBR 6118:2014 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimentos
- NBR 8953:2015 – Concreto para fins estruturais – Classificação pela massa especifica, por grupos de resistência e consistência
- NBR 12655:2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle e recebimento – Procedimento
- NBR 14931:2004 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento
- NBR 15823 1 e 2:2017 – Concreto auto-adensável – Classificação, controle, aceitação, espalhamento e tempo de escoamento.
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EQUIPE DE PRODUÇÃO DA CENTRAL DE CONCRETO - CONCRETEIRA
- Engenheiro Civil
- Encarregado de obra (contratante)
- Operador de central
- Operador de carregadeira
- Motoristas de betoneira
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EQUIPAMENTOS DA CENTRAL DE CONCRETO - CONCRETEIRA
- Central dosadora de Concreto aferida
- Pá Carregadeira
- Caminhões Betoneira
- Carreta Caçamba
- Carreta silo
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DIMENSÕES DE TRANSPORTE (BETONEIRA)
- Peso: 33.100 kg
- Altura: 3,70 m
- Comprimento: 9,50 m
- Largura: 3,00 m
CAPACIDADE DE TRANSPORTE DA BETONEIRA
- Transporte mínimo 3,0 m3
- Transporte máximo 9,0 m3
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SEGURANÇA NO TRABALHO
- Os seguintes EPI´S devem ser utilizados pela equipe de campo:
- Capacete
- Luva de raspa
- Bota de borracha ou botina de couro
- Uniforme
- Óculos
- Protetor auricular
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DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
- Projeto Estrutural
- Projeto Formas