O CONTROLE TECNOLÓGICO
O concreto é um dos materiais mais presentes em obras e em diversos empreendimentos brasileiros, sendo material componente de estruturas de diversos tipos de edificações, pontes, fundações, entre outras. Portanto, é imprescindível o controle de qualidade do concreto utilizado nessas obras. Esse controle é feito por meio de uma série de ensaios, como os de abatimento, espalhamento e, principalmente, os ensaios de resistência do concreto.
TRABALHABILIDADE DO CONCRETO
A trabalhabilidade do concreto é a propriedade no estado fresco que determina a facilidade e a homogeneidade com que ele pode ser misturado, lançado, adensado e acabado. Tal qualidade é avaliada pela consistência do concreto.
Quando plástica, a avaliação é feita por meio do ensaio de abatimento do tronco de cone (NBR NM 67/1998); quando fluida, pelo ensaio de concreto autoadensável (NBR 15823/2017); quando seca, pelo ensaio VeBe (ACI 211.3/1987); e, quando entre plástica e seca, pelo ensaio Caixa de Walz (DIN 1048-1).
RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO E O FCK DO CONCRETO
A resistência à compressão do concreto é conhecida como Fck — uma sigla que em inglês significa Feature Compression Know (em português significa resistência característica do concreto à compressão). Ela é medida em megapascal (MPa), e cada 1 mpa corresponde a uma resistência aproximada de 10 kgf/cm².
O Fck indica, portanto, a qual tensão o concreto tem capacidade de resistir. Essa tensão é a resultante da divisão entre a força e a área em que ela atuará. Dessa forma, os testes de resistência no concreto possibilitam confirmar a tensão máxima a que ele resistirá antes de sofrer ruptura.
REFERÊNCIA NORMATIVA PARA CONTROLE TECNOLOGICO DO CONCRETO
- NBR 5738:2003 – Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova cilíndricos ou prismáticos de concreto – Métodos de ensaio
- ABNT NBR 15146-3:2012 - Controle tecnológico de concreto — Qualificação de pessoal
- NBR 7680:2007 – Concreto – Extração, preparo e ensaio de testemunhos de concreto
- NBR 9479:2006 – Argamassa e concreto – Câmaras úmidas e tanques para cura de corpos de prova.
- NBR NM ISSO 7500-1:2004 – Materiais metálicos – Calibração de maquinas de ensaio estático uniaxial – Parte 1: Máquinas de ensaio de tração/compressão – Calibração do sistema de medição de força.
- ASTM D3080/D3080M:2011 – Standard test method for direct shear test of soils under consolidated rained conditions.
-
EQUIPE LABORATÓRIO DE CONCRETO
- Engenheiro Civil
- Laboratorista
-
EQUIPAMENTOS LABORATÓRIO DE CONCRETO
- Prensa 100 T aferida
- Prensa de cisalhamento direto aferida
- Estufa
- Peneiras e agitador
- Aparelho Casa Grande
- Ferramentas usuais de laboratório
-
SEGURANÇA NO TRABALHO
- Os seguintes EPI´S devem ser utilizados pela equipe de campo:
- Capacete
- Luva de raspa
- Bota de borracha ou botina de couro
- Uniforme
- Óculos
- Protetor auricular